“Aprovação de 10% do PIB é vitória de quem defende a educação pública de qualidade”

 
 
Depois de muita pressão da sociedade civil, a comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovou ontem (26) a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em políticas da área no período de 10 anos. A conquista foi bastante comemorada pela CNTE, que promoveu ampla mobilização pelo percentual e acompanhou todo o processo de votação da matéria, desde o início. "Foi uma vitória da mobilização organizada, da persistência, dos que nunca desistem e que sabem que é importante a pressão sobre o parlamento de uma maneira democrática. Vitória da CNTE, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, enfim, uma vitória de quem defende a educação pública de qualidade, socialmente referenciada", afirma o presidente da Confederação, Roberto Franklin de Leão.
 
A sessão da Comissão Especial do PNE começou com atraso. Para garantir que fossem analisados os destaques à meta 20 do Plano, que possibilitavam o aumento do investimento de 8% para 10% do PIB, alguns parlamentares abriram mão de apresentar seus destaques referentes às outras metas. A reunião chegou a ser interrompida às 17h30 para que os deputados comparecessem à Ordem do Dia, mas foi retomada em seguida. A ideia era que a votação dos 10% não fosse adiada. Tudo foi acompanhado em uma sala lotada por representantes de entidades da sociedade civil e estudantes, que cantavam e faziam coro para que a votação não fosse deixada para outro dia.
 
Oito destaques apresentados ao relatório do deputado Angelo Vanhoni sugeriam aumentar a meta de investimento na educação. No final, os parlamentares acordaram que apenas o destaque apresentado pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) seria apreciado. No texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos.
 
Angelo Vanhoni, que chegou a sugerir a aplicação de 8% do PIB em seu último relatório, apoiou a proposta de última hora. Apesar de ter votado pelos 10%, ele voltou a afirmar que os 8% seriam suficientes para uma melhoria significativa da educação no País. "Contudo, não compete ao relator ir de encontro a 99% da comissão especial", avaliou.
 
O autor do destaque aprovado, o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) acredita que a alternativa teve apoio do governo porque oferece flexibilidade na gestão orçamentária. Isso porque outras propostas previam metas intermediárias ano a ano. A proposta aprovada segue agora para o Senado.
 
Para Roberto Leão, a mobilização da sociedade civil e dos parlamentares favoráveis aos 10% é a prova de que há condições políticas para realizar o investimento, ao contrário do que pensa a área econômica do governo. Mas o presidente da CNTE alerta que a sociedade deve estar vigilante para que esse investimento realmente se reverta em melhorias na educação pública. "Temos que estar atentos para que não haja nenhum desvio no meio do caminho. Para que possamos efetivamente ver esse dinheiro lá na ponta, na escola, ajudando a melhorar as condições do trabalho, do ensino e aprendizagem, de carreira dos professores, ver o piso salarial profissional efetivamente colocado em prática e ver uma educação pública com a qualidade que estamos sonhando", afirma.
 
Sobre a tramitação do PNE agora no Senado, Leão acredita que a matéria não obterá resistências naquela casa. "Creio que os senadores serão sensíveis e não vão votar contra aquilo que já foi decidido na Câmara e que foi resultado da pressão popular. Não só os 10%, mas todo o PNE precisa ser resolvida este ano para ser colocado em prática a partir de 2013 para que tenhamos um Norte que dê luz à educação brasileira", conclui. (CNTE, 27/06/12)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

ATENÇÃO COMUNIDADE DE NOVO GAMA!

JORNADA AMPLIADA JÁ! É UM DIREITO DO ALUNO!

 

O Sindicato dos Professores de Novo Gama (SINPRO NG) informa à comunidade que toda criança tem direito à JORNADA
AMPLIADA, ou seja, são 05(cinco) horas diárias de aula e 02(duas) horas de reforço semanais aqueles que tiverem
dificuldade em aprender e assim necessitarem, bem como uma merenda de qualidade, conforme determina a LDB
9394/96.
O único município do entorno Sul que ainda não adequou a jornada ampliada em todas as escolas, deixando de fora
18(dezoito) escolas, foi o Município de Novo Gama - GO. Será por quê? Como estão sendo aplicados os recursos do FUNDEB
e os 25% que o Poder Executivo deveria aplicar na Educação?
Com 01(uma) hora a mais de aula por dia e 02(duas) horas semanais de reforço elevaria a aprendizagem, o conhecimento
e a educação do aluno de Novo Gama (GO) com os demais municípios do entorno e demais escolas, por isso e muito
mais o SINPRO NG exige imediatamente JORNADA AMPLIADA para os alunos. Pois este é um direito que assiste a todos os
alunos!
O Sindicato dos Professores, pensando no bem comum, tanto do aluno como do professor, entrou com mandado de
segurança na justiça, a fim de garantir a JORNADA AMPLIADA para todas as escolas.
 
 

 

CONSELHOR ESCOLAR/PARTICIPEM

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, mem-bros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de elei-ção dos membros do conselho, cabendo ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão admi-nistrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.
Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à es-cola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
 

 

OS PROFESSORES MERECEM RESPEITO! EXIGIMOS A APROVAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO DO PLANO CARREIRA 

Os professores do Município de Novo Gama exigem a aprovação da reformulação do plano, haja vista que o existen-te foi feito em 2004 e deveria ser reformado a cada ano, ou seja, são 07(sete) anos sem nenhuma reforma no plano de car-gos e salários.
A própria promotoria de justiça determinou a reestruturação do ESTATUTO E PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DE NOVO GAMA - GO, que foi formulado tanto pelo sindicato como pela secretaria de educação em fevereiro de 2012, no qual foi entregue ao governo municipal, no entanto o poder executivo deveria enviá-lo a câmara municipal para aprovação, todavia o Prefeito até então não o enviou. Enquanto isso, temos um plano obsoleto.
 

A Culpa por tudo isso é do prefeito DOKA e desse grupo que governa o município de

Novo Gama – GO desde 2001.

 

Pesquisar no site

Contato

Sindicato dos Professores do Município de Novo Gama - GO Quadra 479 lote 17 - Casa 04 - CEP 72860442
P.E. D. VI
Novo Gama - GO
61 3608 1656 Sede SINPRO-NG
61 9119 3861 Prof Francisco
61 8500 4706
61 9225 9657 Prof Marconi

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor.

Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire